Publicações

Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Programa de Pós Graduação: Mestrado Profissional Em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação


Autores (as)
Títulos Do trabalho
Evento/Local /Ano
Tipos De publicação
Albertina do Nascimento

2018

Carla Cassiana



Cláudia Paranhos
Pluralidade familiar contemporânea e práticas educativas parentais: o
que a literatura tem a dizer.


Dialogando com a Inclusão II.


Deficiência intelectual: a busca das famílias por apoio nas redes.




Politicas de inclusão escolar no Brasil: repercussões para a prática pedagógica.

Entre a Universidade e a Escola: a mediação do ambiente virtual de
aprendizagem (AVA), potencializando a práxis pedagógica.

O ensino da geometria na educação inclusiva de alunos com deficiência
visual.


Ludicidade e pessoas com deficiência intelectual: uma análise a partir dos
postulados da teoria sócio-histórico-cultural.


Famílias e redes de solidariedade em caso de deficiência.





A utilização do console de jogos
com sensor de movimentos como recurso tecnológico mediador para estimulação da interação social em alunos com
transtorno do espectro autista - tea.


Planos decenais, SNE, educação e diversidade: democratização, direitos
humanos, justiça social e inclusão.


Famílias de pessoas com deficiência: o cuidado e a educação nas redes de
solidariedade familiar.


Famílias de Pessoas com deficiência.
O contexto do cuidado e da socialização nas famílias de pessoas com
deficiência intelectual: o caso das redes de solidariedade.


Famílias de pessoas com deficiência: que lugar ocupam na educação profissional dos(as) filhos(as)?.


Educação Inclusiva:
propostas e desafios no Ensino Superior.


Docente com deficiência visual no ensino superior: uma revisão sistemática de literatura em base de dados científica.


Famílias de pessoas com deficiência intelectual: o cuidado e a socialização nas
redes de solidariedade familiar.
Estudantes com surdez em escolas municipais de Barreiras/Ba: cultura e
comunicação mediante língua de sinais.


As pesquisas em educação especial e educação inclusiva nos programas de pósgraduação
stricto sensu da Universidade do Estado da Bahia (UNEB): delineamentos metodológicos.


Os desafios de ensinar Língua Portuguesa como L2 para os professores de surdos na
contemporaneidade.


Ludicidade e pessoas com deficiência intelectual: uma análise a partir dos postulados da teoria sóciohistórico-
cultural.


Desafios da permanência de estudantes com deficiência no Ensino Superior.


A utilização do console de jogos com sensor de movimentos como recurso tecnológico mediador para estimulação da interação social em alunos com transtorno do espectro autista -
tea.


Pontos e contrapontos na atuação de docentes com baixa visão no ensino superior.


O Plano Nacional de Educação 2014-2024 e o desafio de implantação de
um sistema educacional inclusivo.


O processo de escolarização de crianças surdas: relação entre pais e escola.


Convivendo com a deficiência intelectual: percursos de cuidado e educação nas redes parental e social
de apoio.


Orientação e mobilidade na educação infantil: a percepção de familiares e professores de crianças cegas.


Educação inclusiva e práticas familiares: a busca de apoio nas redes.


O papel exercido pelas redes sociais junto às famílias de pessoas com deficiência.


Dialogando com a Inclusão II.
Audiência pública de avaliação e monitoramento das metas e estratégias do plano estadual de educação.

Interfaces Científicas - Humanas e Sociais, v. 3, p. 19-30, 2014.


1. ed. Recife: Liceu, 2014.
145p .


In: CRUZ,
Maria de Fátima Berenice da; CRUZ, Antonio Roberto Seixas da.. (Org.). Educação em tempos atuais: experiências e
desafios no exercício da docência. 1ed.Salvador: EDUNEB, 2017, v. I, p. 167-193.


In: Jane Adriana Rios
Vasconcelos Pacheco Rios. (Org.). Diferenças e desigualdades no cotidiano escolar. 1ed.Campinas: Mercado das Letras,
2017, v. 1, p. 189-222.


In: Ana Lúcia Gomes da Silva; Camila de Souza Figueiredo;
Márcea Andrade Sales. (Org.). Da iniciação à docência: ressignificando a prática docente. 1ªed.Salvador: Universalis Edições
- EDUNEB, 2016, v. , p. 63-74.
In: Claudia Paranhos de Jesus Portela; Patricia Carla da Hora Correia; Eliane de Sousa Nascimento.. (Org.).
Dialogando com a Inclusao II. 1ed.Recife: Liceu, 2014, v. , p. 56-70.


VIII Encontro Nacional de Educação e Ludicidade, 2017, Salvador. Anais do
Encontro Nacional de Educação e Ludicidade e Encontro Internacional de Educação e Ludicidade.


In: V CONINTER -
Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2016, Brasilia - DF. Anais do 5º CONINTER - Congresso
Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidade Brasília-DF, UnB. Brasilia: UNB, 2016. p. 1138-1149.


In: I Colóquio Internacional de Pesquisa Aplicada em Educação: diferentes olhares
sobre abordagens metodológicas., 2017, Salvador. Caderno de Resumos. Salvador Ba: Eduneb, 2017. v. 1. p. 19-19.


2018

2018

2018
2018

2018


2017


2017

2017


2017

2017



2017

2017


2017


2017




2017


2017

2016


2016

2016


2014


Lisboa: ICS:
Lisboa/PT, 2016


Recife, 2014. (Prefácio,
Pósfacio/Prefácio).

Artigo


Livros publicados/organizados ou edições


Capítulos de livros publicados































Trabalhos completos publicados em anais de congressos













Resumos publicados em anais de congressos




Apresentações de Trabalho





































































































Outras produções bibliográficas



Cristina de Araujo Ramos Reis
As  práticas pedagógicas com perspectiva inclusiva na docência de uma professora com baixa visão no ensino superior


XI Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade-Educon
Universidade Federal de Sergipe-UFS, 2017.


Glassuede Venesa dos Santos Silva
A jornada pedagógica como instrumento  de inclusão

O ensino de matemática a pessoas com TDAH: uma reflexão sobre aprendizagem significativa


Pessoas com TDAH e a educação escolar: uma reflexão sobre a prática pedagógica;

Pessoas com TDAH e a Educação Escolar: Uma Reflexão Sobre a Prática Pedagógica

VI Seminário Encontros com a inclusão: experiências educacionais na perspectiva da inclusão e I Colóquio Internacional e Diversidade. Valença, 2015.


IX Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade-Educon
Universidade Federal de Sergipe-UFS, 2015.


IX Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade-Educon
Universidade Federal de Sergipe-UFS, 2015.


Anais eletrônicos II Jornada Pedagógica Bahiana de Pedagogia. Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Itabuna, 2016



Resumo expandido

Artigo
Iane Cardim



Jacilene Fiuza



Jean Marcos



Lilian Edington



Lívia Cristina



Luciane de Oliveira



Luciene Leal Alves Goes dos Santos
Formação de professores e inclusão dos alunos com deficiência: um trabalho de intervenção


Luís Eduardo Santos Fragoso
Contribuições da Ludicidade na formação continuada para professores de crianças com baixa visão e cegueira.


O professor formador: ser ou ser? Eis a missão singular e complexa.


O professor formador: ser ou ser? Eis a missão singular e complexa.


Avaliação de atividades lúdicas como possibilitadoras do desenvolvimento psicomotor em crianças com necessidades educativas especiais na Educação Básica.


As contribuições da Educação Física no processo de aprendizagem das crianças com Deficiência Múltipla.
GESTEC / UNEB, Salvador, BA, 2018 (em andamento).


I Colóquio Internacional de Pesquisa Aplicada em Educação (GESTEC / UNEB), Salvador, BA, 2017.


In: LIMA, Joara Porto de Avelar; COSTA, Guilhermina Elisa Bessa da. (Auto)nomia: atuação do educador em diferentes espaços. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2018, p. 231-238.


VIII Encontro Nacional de Educação e Ludicidade e I Encontro Internacional de Educação e Ludicidade, Salvador, BA, 2017.


I Ciclo de Palestras: práticas educacionais com crianças e adolescentes com Deficiência Múltipla e Surdocegueira, Salvador, BA, 2016.
Dissertação

Artigo

Capítulo de livro




Artigo




Palestra
Lusdalma Bolzan



Marcella Murta



Márcia Melo



Marli Brito



Meire Diane



Nelijane Campos
Audiolivro: uma importante contribuição tecnológica para os
deficientes visuais
Revista Ponto de Acesso. v. 2, n. 3, p. 58-72 / 2008
Também apresentado no VIII CINFORM
Artigo
Oswaldo César
1. Docência no Ensino Superior na Contemporaneidade: Reflexões, Desafios e Possibilidades.

COPQUE, O.C.F. et al. Docência no Ensino Superior na Contemporaneidade: reflexões, desafios e possibilidades: currículo e formação do educador. In: COLÓQUIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E PROCESSOS TECNOLÓGICOS, 1., 2012, Salvador. Anais... Salvador: EDUNEB, 2012.
                                                                  


Artigo.

Railda de Freita

1.
ALVES, R.F.S.. Gestão e Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ensino Superior. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ALVES, R.F.S.; FARIAS, S. S. P. . Gestão socioeducativa na Rede Federal: um olhar sobre a inclusão educacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALVES, R.F.S.. Cenário atual da Educação Inclusiva no Ensino Superior : Expectativas e Possibilidades-IFBA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ALVES, R.F.S.; FARIAS, S. S. P. . Gestão Socioeducativa na Rede Federal: Um olhar sobre Inclusão Educacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ALVES, R.F.S.. Gestão e Inclusão da Pessoa com deficiência no Ensino Superior. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ALVES, R.F.S.. Serviço Social na Educação Profissional e Tecnológica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
ALVES, R.F.S.. Gestão Democrática do Serviço Social na Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra)


Raimundo Jorge



Rita de Cássia



Robson Santos



Roseane Reis



Vanilda Santos



Velma Factum



Vitória Melo



















Nenhum comentário:

Postar um comentário